AURICULOTERAPIA OU ACUPUNTURA AURICULAR
Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos (China 3.000 AC), onde utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha. É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A Auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina.
A eficácia comprovada é devida não somente à relação desse tratamento com a Fisiologia Energética, mas também pelo fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central.
O Dr. Nogier (pai da Auriculoterapia) correlacionou o pavilhão auricular à figura de um feto. Para que isso seja percebido basta olhar a imagem de sua própria orelha refletida no espelho ou então para a orelha de outra pessoa. Você irá reparar que o lóbulo da parte de baixo da orelha tem o formato de um feto e o formato da parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e aos braços de um ser humano em posição fetal. Por esse motivo, cada parte do corpo tem uma área correspondente na orelha. Essa correlação é percebida, por exemplo, quando tocamos uma determinada região da orelha de uma pessoa que sofre de algum distúrbio fisiológico ou energético: essa pessoa sentirá incômodo no momento do toque.
Depois de muitos anos de observação, relatando os pontos de sensibilidade, redução da resistência elétrica, mudanças morfológicas e de coloração na orelha que se associavam a afecções diversas do corpo, os trabalhos médicos dos chineses demonstraram, graficamente, mais de 200 pontos auriculares.
A literatura médica tradicional é rica em referendas quanto à íntima relação entre a orelha e os Órgãos específicos. Há referências tradicionais nas quais está escrito que se deve tratar certos distúrbios pela manipulação direta da orelha. O famoso médico da Dinastia Tang, SUN SIMO, em seu livro “Receitas dos Mil Ducados” recomendava que fosse inserida agulha ou aquecido com moxa um lugar correspondente ao ponto do baixo ventre, situado acima da abertura do meato auditivo externo, para tratar icterícia e resfriado, distúrbios contagiosos muito comuns no verão. O clássico, Grande Compêndio de Acupuntura e moxa, da Dinastia Ming prescrevia que a moxa fosse queimada no ápice da orelha para tratar ceratite; assim como há prescrições, na medicina tradicional popular, para se tratar a conjuntivite através de sangria nos lóbulos da orelha, deixando sangrar da veia posterior auricular no tratamento de dor e conjuntivite. Os lóbulos da orelha eram erguidos como um meio de combater a cefaléia ou eram massageados para tratar convulsões infantis.
Foi identificado um grande número de Pontos de Acupuntura situados na orelha, que se tornam espontaneamente sensíveis ou que reagem à presença de doença ou de alterações em qualquer parte do corpo. A estimulação destes pontos auriculares exerce efeitos terapêuticos nas regiões do corpo com as quais estão associados.
O conhecimento da Auriculoterapia está se expandindo e enriquecendo à medida que as pessoas passam a observar e relacionar os pontos com suas emoções e imagens interiores, além dos próprios órgãos e funções do corpo. Por exemplo: Ponto correspondente ao coração: tem função tranquilizante; Ponto correspondente ao rim: tonifica a energia vital do corpo.
As indicações de Acupuntura Auricular são várias, o método é relativamente simples e econômico, e ocorrem poucos efeitos colaterais. Por estas razões, a Acupuntura Auricular tem se expandido e é de uso comum tanto na China quanto em outros países.
Cada organismo reage de uma forma ao estimulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do cliente, e assim o seu bem estar.
A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.
A Acupuntura Auricular não só é eficaz no tratamento de uma gama de distúrbios comuns, como também pode ser usada, com bons resultados, no tratamento dos distúrbios de difícil resolução ou fazendo a anestesia durante o ato cirúrgico. Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:
- DIABETES-
DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS-
LABIRINTITE-
TENDINITE-
STRESS-
OBESIDADE-
TPM
Essa técnica não apresenta efeitos colaterais, como também não interfere nos tratamentos alopático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário