Você sabe a diferença entre essências e óleos essenciais?
Aromaterapia é a arte, a ciência, a terapia do uso dos óleos essenciais. Não é só e simplesmente o uso de um aroma agradável.
Na Botânica a palavra “essência” é usada para as substâncias que se encontram dentro das vesículas das plantas, e que, ao serem extraídas, passam a ser chamadas de óleos essenciais.
Porém, o mercado oferece a nós consumidores, além dos óleos essenciais, as chamadas essências, que, diferente do que muitos pensam, não são a mesma coisa. O óleo essencial é uma substância orgânica que é extraída de uma planta aromática. Puros e extremamente potentes, eles possuem propriedades terapêuticas, que muitas vezes são utilizadas na fitoterapia. Os óleos essenciais são matérias-primas das indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia.
Já a essência é sintética, sem efeito terapêutico e sua aplicação principal é na perfumaria, onde só o aroma que importa. Muito utilizada na aromatização ambiental, ela é muitas vezes a causadora das reações adversas como dores de cabeça, alergias, etc, por seus componentes sintéticos, e, por isso, tanto incomodam quem tem enxaquecas e distúrbios gástricos.
Por isso, tome cuidado quando for adquirir um óleo essencial, não é necessário conhecimento técnico para conseguir se proteger, basta seguir algumas dicas: Normalmente as essências são mais baratas que os óleos essenciais e todas tem o mesmo preço. São vendidas, normalmente, em embalagens plásticas e transparentes. O custo diferenciado do óleo essencial acontece de acordo com a planta da qual ele é extraído e a quantidade necessária para obter o óleo. Por exemplo, com 50 kg de folhas de eucalipto produzimos 1 L de óleo essencial de eucalipto, enquanto que para essa mesma quantidade de óleo essencial de rosa são necessárias 5 toneladas de pétalas, por esse motivo o óleo essencial de rosa torna-se mais caro que o óleo essencial de eucalipto.
FICA A DICA!