domingo, 3 de agosto de 2014

REIKI KARUNA KI



REIKI KARUNA KI

Karuna é uma palavra sânscrita que pode ser encontrada na literatura sobre o hinduísmo e o budismo que pode significar em sentido lato, compaixão, e, em uma conotação mais ampla, "ação compassiva".

Entende-se por uma ação compassiva aquela que pode ser efetivada com fins de se amenizar o sofrimento dos outros seres, diminuindo-lhes ou sanando-lhes a dor.

Não se pode ou deve confundir a palavra Karuna com o termo Kahuna. Nesse contexto, Huna significa “segredo”, Ka significa “guardião”.

Os sacerdotes Kahunas oriundos da antiga civilização polinésia do Havaí e das ilhas dos Mares do Sul eram os “guardiões do segredo”. Viviam em harmonia entre eles e a natureza. Todos os seus ritos, conhecimentos, segredos e sabedorias eram repassados de geração em geração. Os antigos kahunas pertencentes a uma grande família ou aldeia polinésia eram mestres sábios, especialistas em seu campo de ação.

Desse modo, celebravam cerimônias com o intuito de se estabelecer o suprimento das necessidades e aspirações da comunidade, além de transmitirem seus ritos, em sua maioria secretos aos membros escolhidos da nova geração. Podiam realizar verdadeiros prodígios, tais como cura instantânea, andar sobre as águas e sobre as lavas dos vulcões. Praticavam técnicas de harmonização, proteção e cura usando a energia da força vital, a que chamavam de Mana. Assim, confundir Karuna com Kahuna é um grande equívoco.

ORIGEM HISTÓRICA DO KARUNA KI

O sistema Karuna Reiki emerge a partir da idéia de incompletude do Reiki Tradicional de Mikao Usui, onde lhe foi agregado novas técnicas e símbolos com a finalidade de diferenciá-los.

No começo, denominou-se de Sai Baba Reiki. Isso se estabeleceu devido as suas bases terem sido edificadas a partir de canalizações de símbolos e técnicas que foram repassadas pelo Avatar indiano Sri Sathya Sai Baba à Kathleen Milner.

Devido a questões religiosas e legais Milner e outros mestres de Reiki envolvidos nesse fato se viram obrigados a mudar este nome para um outro qualquer que não viesse a lhes causar problemas.

Nesse ínterim, Kathleen Milner, que fora iniciada no grau de Mestra de Reiki por Margarette R. Shelton, resolveu batizar o seu Sai Baba Reiki, de Tera Mai Reiki, iniciando nesse novo sistema de Reiki o mestre norte-americano William Lee Rand, que posteriormente desenvolve e registra o Karuna Reiki®.

Devido a discordarem da atitude Lee Rand de impor, por meio de registro legal, controles ao Sistema Karuna Reiki®, outros mestres independentes decidiram por ramificá-lo.

Nesse âmbito, a israelita Rosy Naor, tendo recebido a iniciação de mestrado de Karuna Reiki antes de existirem os tais controles e por decidir-se não se registrar no “Programa de Registro dos Mestres de Karuna Reiki®”, criou então o seu próprio sistema, o Karuna.

Vincent Paul Amador, psicólogo norte-americano, foi também um outro mestre de Reiki independente que foi iniciado no grau de Mestre de Karuna Reiki através de Rosy Naor. Além do Karuna Reiki de Willian Lee Rand, aprendeu outro sistema de Karuna não tradicional e o Tera Mai Reiki de Kathleen Milner e, após adicionar-lhe algumas práticas de Chi Kung e outras técnicas acabou edificando então o seu próprio sistema, o Karuna Ki.

Observa-se, no entanto, que o Karuna Ki é um sistema de Reiki ou de cura energética que engloba elementos fundamentados no Karuna Reiki e Tera Mai Reiki, embora não possua qualquer afiliação com estes sistemas, devendo ficar claro que o Karuna Ki embora compartilhe de símbolos do Karuna Reiki® e do Tera Mai Reiki™, não compõe tais sistemas e nem está vinculado com os mesmos.

SINTONIZAÇÃO E APRENDIZADO EM KARUNA KI

Dessa forma, no sistema Karuna Ki o aluno é sintonizado aos 12 símbolos que nos religam com a freqüência curativa da compaixão Karuna, conectando-o à Fonte da Energia Compassiva e aos Seres Compassivos do Universo.

Ao já ter sido iniciado em nível 2 de Reiki Usui, o aluno poderá acessar aEnergia Karuna, o que lhe irá auxiliar no estabelecimento de uma maior integração e expansão energética.

O aprendizado de Karuna Ki está dividido em 3 níveis, onde em cada um desses graus o aluno é sintonizado em 4 símbolos cósmicos.

Para que se possa ser devidamente sintonizado no grau 1 de Karuna Ki é preciso que o aluno tenha sido sintonizado no nível 2 de Reiki Usui. A 1ª fase desse sistema constitui-se na busca pela "construção de um jardim para a alma".

O pré-requisito para se poder ser iniciado no nível 2 de Karuna Ki é o aluno já ter efetivado iniciação no nível 3-A de Reiki Usui. Nesse nível 2 a trajetória se dá com fins do "tratamento amoroso e compassivo do jardim da alma".

O nível 3 de Karuna Ki é o nível de mestrado, que está disponível somente aos mestres em Reiki Usui. Nessa etapa, o candidato a novo mestre passa a "viver no jardim da alma e a colher as flores desse jardim".

REIKI USUI


                                            REIKI USUI TRADICIONAL/TIBETANO

Sistema de canalização de energia cósmica, redescoberto pelo mestre Mikao Usui, que permite ao praticante reconectar a si ou a outras pessoas com o poder curativo interior.
Mais conhecido como uma técnica de imposição de mãos, atua principalmente no corpo energético do receptor. É como se o praticante fizesse uma massagem na aura do receptor, harmonizando os seus chacras (centros energéticos), para assim restaurar a harmonia em seus corpos: físico, emocional, mental e espiritual. E assim a energia vital recomeça a fluir livremente, proporcionando um estado de paz, serenidade, alegria, saúde, etc...
O Reiki é uma forma simples e prática de promover a recuperação e manutenção da saúde física, emocional, mental e espiritual, restabelecendo a harmonia e dissolvendo os bloqueios energéticos, melhora o sistema imunológico, tornando as pessoas mais resistentes às doenças, e aplicado constantemente, ocasiona mudanças na estrutura química do corpo, ajudando a restaurar os músculos, nervos, ossos, e a regenerar órgãos, ajuda a liberar as tensões bloqueadas atuando na origem dos problemas, que na maioria das vezes são criados por nossas emoções e atitudes mentais.
A energia Reiki rompe tempo e espaço, podendo ser enviada para reprogramar um dano emocional causado por um trauma do passado, ou programar um evento futuro.
Possibilita a expansão da consciência e o auto-conhecimento, permitindo-nos, conhecer e modificar as atitudes que ocasionaram os bloqueios responsáveis pela situação desarmônica em que nos encontramos, seja ela uma doença, vício, relacionamento, etc... proporcionando-nos uma vida mais amorosa, saudável, compreensiva e feliz.  
 
                                               CARACTERÍSTICAS DO REIKI

O Reiki está ao alcance de todos, inclusive crianças, anciãos e pessoas doentes. Não existe limitação para que nos tornemos um canal de Reiki. 
O aprendizado em cada nível (exceto o mestrado) pode ser transmitido em um dia. 
Não trata-se de sistema religioso, e/ou filosófico, nem tampouco necessita de objetos e/ou ferramentas para sua prática. 
Após ser sintonizado energeticamente com o Reiki, ele estará disponível, imediatamente e por toda a sua vida, não sendo mais necessário nova ativação no mesmo nível, mesmo que você fique sem utilizá-lo por algum período. 
A energia não é polarizada, sem positivo ou negativo (Yin e Yang). 
Reiki é como ondas radiofônicas, pode ser aplicado no local ou à distância, com sucesso. 
Atua no continuum de  tempo/espaço (tempo e espaço são inexistentes), permitindo desta forma, reprogramar eventos passados e/ou programar eventos futuros (respeitando o livre arbítrio e as leis espirituais). 
O terapeuta atua como um canal da energia cósmica, sem manipulá-la e ela é direcionada para onde é necessária. Por essa razão, não é necessário diagnóstico. O receptor a “puxa” conforme sua necessidade sem perigo de “overdose”. 
A energia penetra qualquer coisa (inclusive o gesso), portanto, não é necessário despir o receptor. 
O Reiki não utiliza a energia vital “ki” do praticante e sim a energia cósmica universal, desta forma ele o beneficia e energiza, não desgastando-o quanto mais o utiliza mais expande-se o seu canal e aumenta sua capacidade de cura. 
O Reiki é uma ótima ferramenta de equilíbrio de nossos centro energéticos. 
O Reiki alivia rapidamente dores físicas. 
Atua de forma holística, em níveis: físico, emocional, mental e espiritual, tratando, não apenas os sintomas, mas também a causa reconectando o receptor com a cura. 
Beneficia todo ser vivo, servindo para autotratamento, tratamento de outras pessoas, assim como os demais reinos, animal, vegetal e mineral. 
Aumenta nossa energia em todos os níveis, possibilitando a expansão de nosso campo áurico, tornando-nos mais sensíveis, perceptivos, amorosos (estimula o amor incondicional), compreensivos e saudáveis. 
O Reiki é um caminho de transformação interior e evolução espiritual 
A técnica não fica obsoleta, é a mesma faz milhares de anos. 
A técnica é segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações e é compatível com qualquer terapia ou tratamento alternativo ou convencional. 
A prática do Reiki está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.).